TDC 2014 Porto Alegre

Nos dias 15 e 16 de outubro, estive em Porto Alegre para participar do The Developers Conference, um evento que agrupa diversas comunidades de desenvolvimento de software em um ambiente perfeitamente criado para troca de experiências e repasse de conhecimento. Quem nunca foi a um TDC, recomendo que fique atento ao site deles e faça sua inscrição no próximo, sem falta.

Participei em três trilhas, e recebi um excelente feedback de perguntas, conversas de corredores e interações durante as palestras que ministrei. Uma experiência que foi extremamente proveitosa!

WP_20141017_006 1
WP_20141016_004 1
WP_20141017_004 1

A Primeira trilha em que falei foi a de Mobile,  coordenada pela @morvanabonin e pelo @jacksonfdam, um dia repleto de sessões extremamente interessantes. Apresentei no início da tarde sobre Near Field Communication, com o título: NFC – Uma nova Possibilidade, para as aplicações móveis,   demonstrei o que é possível se fazer com a tecnologia e aproveitei para fazer um comparativo entre RFID, BLEQRCode, como sempre passando a mensagem de que tecnologia deve ser usada somente para atender a um único objetivo, o de retornar valor para o cliente. Enquanto eu falava sobre tudo isso e também sobre pagamentos com NFC a Apple anunciava os parceiros e lojas que aceitarão sua solução de pagamentos. A sessão foi gravada e estará disponível em breve no InfoQ. Prometi um vídeo sobre a criação de uma aplicação em Windows Phone e em Android para demonstrar o uso de uma tag, vou fazer em breve e colocarei em meu canal do YouTube.

Fim do dia 15, foi hora de Internet das Coisas, trilha coordenada pelo @vsenger, nome mais que conhecido e reconhecido no munto #IoT no Brasil, e pela @desisant, e agora eu vim para falar sobre a comunicação dos dispositivos e apresentei sobre o tema : Comunicação entre dispositivos IoT e nuvem para aplicações inteligentes – Do Zero ao Produto. Quase uma hora e demonstrei como controlar um protótipo de sinal de trânsito a partir de qualquer cliente que possa emitir mensagens para um broker de MQTT. Para esta apresentação, utilizei um netduino e uma Worker Role no Azure para a camada de Broker rodando o RSMB da IBM, para o controle pelos usuários os mesmos o fizeram por meio de um WebSite armazenado também no Azure.

Desde usabilidade e definições de projeto, fizemos uma discussão extremamente rica sobre mensageria e limitação de banda, tamanho de mensagens emitidas pelo hardware e no final todos tiveram a possibilidade de controlar o sinal da forma que desejassem. Esta apresentação foi realmente muito proveitosa, pois o público era de alto nível e tivemos uma troca de experiências sensacional!

No meu segundo dia de evento (dia 16) era hora de .NET, sob o comando do @andrecarlucci e do @cristianmathias, nesta seção falei sobre ORM, de onde viemos, passamos pelo bom e velho Visual Basic 6 e ASP com seus Recordsets conectados, passando pelo início do ADO.NET com os Datasets tipados e suas tabelas e readers, ORM, LINQ2SQL, Entity Framework e culminamos na discussão de adoções de código no banco de dados com Stored Procedures, CTEs, Views e funções de TSQL. Uma discussão muito boa e de altíssimo nível.

Me diverti bastante, fiz novos amigos e encontrei vários outros! Que venha o TDC 2015.

Compartilhe esse Post