QCon Rio 2015 - Que experiência!

Durante os dias 24 a 28 de agosto, frequentei mais um QCon, desta vez a conferência do Rio de Janeiro, até então nunca frequentada por mim. Um misto de medo e ansiedade pois como sempre um desafio grande a frente, neste evento assumi um workshop e uma palestra, ou seja iria ver os dois momentos do QCon, e posso dizer, que adorei a experiência! Uma das coisas legais do QCon é que ao terminar sua palestra os participantes avaliam sua performance, acho isso excelente, pois temos como aferir nossa performance com os olhos e ouvidos do público.

No workshop atingi 100% de aprovação o que me deixou realmente orgulhoso do trabalho! Claro que para dividir a honra comigo chamei o grande amigo Vitor Meriat, que de bate e pronto aceitou o desafio e preparamos uma ementa para o pessoal realmente se divertir com um Arduino e um módulo ethernet.

Os slides do Workshop podem ser encontrados aqui.

Para a palestra, um novo desafio, falar sobre arquiteturas para IoT, ou seja, algo mais novo que o próprio tema IoT. Desafio aceito fui para uma pesquisa e mais uma apresentação com a colaboração do público, aliás que galera era aquela, altíssimo nível de discussão e mais aprendizado, troca de informações e muito bate bola com a plateia. Isso sim é o que eu gosto de fazer! Como falo sempre, temos que sair do escritório e colocar nossas idéias na rua, abrir para debate e confronto, sem isso não há crescimento profissional. Usando este ideal, posso dizer que tive um crescimento muito grande, não só nas minha sessões (Workshop e Palestra) mas em todas, um nível muito bom de profissionais que aceitam se expor e é assim que identificamos os melhores. Posso afirmar que com certeza que ali naquela conferência tinhamos os “world class” da TIC. Com 94% de votos “verdes”, saí muito satisfeito da apresentação e vamos melhorar para as próximas.

Os Slides da apresentação podem ser encontrados aqui.

Encontrei vários amigos da comunidade, dentre eles o Mestre Elemar Jr, a quem devo meu debut no QCon, como sempre eu me torno mais fã do camarada a cada conversa. Novas amizades são também algo conhecido como networking no meio, mas gosto de chamar de amizades mesmo, com cunho menos profissional, afinal nem tudo tem que remeter a profissão e a grana. O mais novo amigo Vitor Pellegrino, agora morador de Berlim, quase me convenceu a acreditar no Brasil novamente, é sempre bom ouvir pessoas de bem falando sobre fazer o bem. Do encontro restou a vontade de continuar a conversa e a promessa de gravarmos um podcast juntos lá em Berlim na sede da SoundCloud. Em muito breve vou por lá, aproveitarei e farei uma visita ao Grande amigo Jones que está na Alemanha também terminando seu doutorado.

Em breve deve sair uma entrevista que dei para o InfoQ sobre IoT.

Fotos sobre a minha participação no QCon Rio 2015 podem ser encontradas aqui.

Compartilhe esse Post